Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
1º Mostra de Cultura de Terreiro Ìpádé Àsá
Tipo de projeto
Cultura e Povos Tradicionais.
Local
Matilha Cultural - Nascida do ideal de um coletivo formado por profissionais de diversas áreas, a Matilha foi criada em maio de 2009. Trata-se de uma entidade independente e sem fins lucrativos que ocupa um prédio de três andares no centro de São Paulo. Os principais objetivos do coletivo são apoiar e disseminar produções culturais e iniciativas socioambientais no Brasil e no mundo.
Data
14 de março de 2026, sábado.
Função
Produção Geral e Artística.
Link
A 1º Mostra de Cultura de Terreiro Ipáde Asá é uma celebração da riqueza, diversidade e força das tradições de matriz africana. Mais do que um encontro, é um ato de afirmação cultural e um instrumento poderoso no combate ao racismo religioso.
ÌIPÁDÉ ÀSÁ é uma expressão de forte valor simbólico e cultural. "Ipàdé", do iorubá, pode significar encontro, reunião, assembleia ou convivência coletiva. Já a palavra Àsá, também do iorubá, significa cultura, tradição, costume, herança ancestral. ÌPÁDÉ ÀSÁ pode ser traduzido, de forma conceitual, como “Encontro da Cultura”, “Reunião das Tradições Ancestrais”, “Assembleia da Herança Cultural”
Para nós, adotamos como conceito o "Encontro das Tradições", que nasce da urgência de ocupar espaços e dar visibilidade à beleza, artes e sabedoria que emanam dos terreiros, comunidades historicamente marginalizadas, mas que são pilares fundamentais não só da identidade cultural brasileira, mas da atividade econômica e social do país.
Por meio da música, dança e saberes ancestrais, convidamos o público a mergulhar nesse universo, desconstruindo preconceitos e construindo pontes de diálogo e respeito. Acreditamos que a educação e a cultura são as bases para uma sociedade mais justa, livre do racismo e da intolerância.
A mostra é uma iniciativa do Instituto Educacional Toque Para O Futuro, organização sem fins lucrativos fundada em 08 de agosto de 2011 com a finalidade de atender a todos que a ela se dirigem, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor ou crença religiosa. Conta com o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, produção da Abayá e co-produção da iniciativa Filhas do Caçador.
A TPF tem como primeiro objetivo promover práticas esportivas de futebol society e futsal como fator de inclusão social, educacional e de resgate da cidadania por meio de ações que propiciam o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes.
Neste sentido, a ideia de que o esporte, a educação e a cultura são pilares que devem ser compreendidos de forma transversal para fortalecer o combate ao racismo religioso faz parte da atuação da instituição, abraçando a missão de formar não só atletas, mas cidadãos. Contribuir para a construção de um mundo sem racismo e sem preconceitos de qualquer espécie, sobretudo para crianças e jovens, é nosso objetivo.
Crédito imagens: Rafael Garbuio, Pacheco, Márcio Bucci, Marcelo Trevelin.











